top of page
IMG_20220322_092930679.jpg

O QUE É CACIMBA

Design sem nome (4)_edited.png

Cacimba é um poço matuto, típico do sertão nordestino, feito de forma coletiva. Toda pessoa que utiliza a cacimba para matar a sede tem consciência da importância da água. A comunidade participa na sua escavação, manutenção e limpeza.​ Cada um retira apenas a quantidade necessária para suas famílias.

 

A cacimba não tem um dono. É de todos!

A cacimba faz brotar água em abundância de minas subterrâneas reservadas para saciar a sede do matuto em tempos de estiagem.

IMG_20220617_134959624.jpg

Inspirado nessa cultura tradicional, o Fundo Cacimba foi criado em 2020, em União de Vila Nova, pelo Instituto Nua, como um componente essencial da Jornada Solidária, na pandemia. Durante todo este ano, graças ao Fundo Cacimba, educadores, voluntários, agentes de saúde, jovens, pequenos empreendedores e indivíduos em situação de rua,  puderam ter suas necessidades básicas atendidas.

 

Hoje, o Fundo também passa a estimular e apoiar as potências e inteligência da periferia, valorizando os talentos, a mobilização comunitária e os empreendedores criativos do bairro. Muitas redes de apoio se envolveram, como UniDiversidade das Kebradas, Semente Oré, Galo da Manhã, e amigos. Dessa forma, o Cacimba tem contribuído para a regeneração da confiança na comunidade, nas pessoas, na natureza e em Deus.

CACIMBA DE SÃO MIGUEL

ONDE ATUAMOS

O Aldeamento de São Miguel foi um dos diversos aldeamentos jesuítas estabelecidos na região de São Paulo de Piratininga.  Junto com a vila de Pinheiros, o aldeamento foi um dos únicos núcleos populacionais de origem portuguesa independentes que conseguiram prosperar na região. 

                                        

A data de fundação de São Miguel é incerta e controversa. A teoria mais antiga diz que São Miguel surgiu em 1560, com a visita de José de Anchieta aos índios Guaianases. Com a chegada de indígenas da extinta Vila de Santo André da Boda do Campo, os Guaianases fugiram da Vila de São Paulo de Piratininga.

 

Embora a dispersão indígena tenha ocorrido em diversas direções, São Miguel merece uma atenção especial. Sua localização era estratégica para a Vila de São Paulo contra a invasão de tamoios vindos do litoral norte paulista. São Miguel, então chamada aldeia de Ururaí, foi doada aos índios através de carta de sesmaria datada de 12 de outubro de 1580. Nesta aldeia, foi construída uma capela pelos jesuítas e indígenas, chamada de Capela de São Miguel Arcanjo.

IMG_20220528_114739014.jpg
FB_IMG_1510712077194_edited_edited.jpg

O QUE FAZEMOS

Instituto Cacimba é um instituto comunitário que atua no desenvolvimento social da região de São Miguel Paulista por meio de apoio, fomento e financiamento de projetos sociais de organizações, coletivos e movimentos que nasceram no território.

 

Promovemos e fortalecemos o terceiro setor local por meio de formações, consultorias e workshops para as organizações e coletivos da região.

 

Nossa causa é o território. Atuamos em diversos temas e para todos os públicos. Por meio da captação de recursos ativa e contínua, buscamos financiadores e apoiadores, estabelecemos relações com a sociedade civil, com a comunidade e diálogo com o poder público.

 

Realizamos mapeamentos sociais, pesquisas e levantamentos de dados que possam orientar sobre as problemáticas e potencialidades do território que serão endereçados através de fundos temáticos, microcrédito e editais para os coletivos do território.

.

Contribuímos  para uma educação autodirigida e novas formas  de economia.

Buscamos reduzir a desigualdade social, por meio da trocas de saberes, bens, serviços e produtos;​ 

Contribuímos para a regeneração da confiança e do ambiente em sua integralidade;​

EQUIPE CACIMBEIRA

QUEM ANDA JUNTO!

PATROCINADORES

image (28).png
2.png
12.jpg
15.jpg
1.png

APOIADORES

926bcb36-ae5d-4668-b09e-478df3b46352.jpg
U K (1).png
24.png
df1516_21f8bbcf5ab24f1ba9b153c17921c39c.png
18.jpg
image (11).png
16.jpg
25.png
19.jpg

INSPIRADORES

image (27).png
NUA_azul copy.png
20.jpg
23.jpg
21.jpg
26.png
bottom of page