top of page
34509831_193815354780199_2097962254170324992_o (1)_edited.jpg

BANCO CACIMBA

Uma metodologia de construção participativa.

A Cacimba, não tem um dono. É de todos! 

ICONE7.jpg

Resgatar o senso de viver e conviver em comunidade.  Ressignificar a relação com os Recursos financeiros, sociais e ambientais. Atender as necessidades emergenciais das favelas e comunidades da região. Fomentar ações para a transformação social;

ICONE8.jpg

Promover o desenvolvimento solidário para o fortalecimento comunitário na região de São Miguel Paulista, extremo leste da cidade de São Paulo.

ICONE6.jpg

Compromisso, Cuidado, Transparencia, Competência, Honestidade, Justiça, Afeto.

Processo criativo

Nossos Projetos

Engatinhando

Instituto Cacimba é um instituto comunitário que atua no desenvolvimento social da região de São Miguel Paulista por meio de apoio, fomento e financiamento de projetos sociais de organizações, coletivos e movimentos que nasceram no território.

 

Promovemos e fortalecemos o terceiro setor local por meio de formações, consultorias e workshops para as organizações e coletivos da região.

 

Nossa causa é o território. Atuamos em diversos temas e para todos os públicos. Por meio da captação de recursos ativa e contínua, buscamos financiadores e apoiadores, estabelecemos relações com a sociedade civil, com a comunidade e diálogo com o poder público.

 

Realizamos mapeamentos sociais, pesquisas e levantamentos de dados que possam orientar sobre as problemáticas e potencialidades do território que serão endereçados através de fundos temáticos, microcrédito e editais para os coletivos do território.

Projetos Inspiradores! 
Venha conhecer!

Como organização de base comunitária buscamos ser uma referência na região com a missão de apoiar e viabilizar iniciativas empreendedoras alinhadas com os princípios regenerativos e de sustentabilidade econômica, social e ambiental.

 

A comunidade de União de Vila Nova vem se tornando um grande laboratório de experimentação produtiva e de novas economias, amparadas na cultura, criativa, solidária e de geração de renda.

gau2.jpg

MULHERES DO G.A.U.

As Mulheres do GAU (Grupo de Agricultura Urbana) são mulheres imigrantes nordestinas que trabalham como agricultoras no Viveiro Escola localizado na várzea do Rio Tietê, em São Miguel Paulista. Elas cultiva uma horta orgânica e também produzem alimentação saudável e natural, comidas vegetarianas/veganas com diferentes propostas, como o uso de PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

radiotvnuar.jpg

RADIO E TV NUAR

Foi criada a partir da necessidade de aproximar as comunidades na Zona Leste, entre as questões sócios culturais, artísticas e sobre os desenvolvimentos locais, debater questões socais de vários seguimentos das nossas periferias.

flordegabruerasite.jpg

FLOR DE CABRUÊRA

Mulheres "arretadas" se uniram para tornar possível uma ideia colaborativa, que incentiva a sustentabilidade através da técnica "upcycling", e o desenvolvimento sócio econômico, utilizando a costura e o design para criar novos produtos.

bottom of page